sábado, 26 de março de 2011

Clube de Leitura(s): Miguel de Unamuno - "Por tierras de Portugal y de España"



No âmbito da Semana da Leitura 2011, realizou-se mais uma sessão do Clube de Leitura(s) que contou, mais uma vez, com a colaboração do professor Rui Mendonça, docente de Espanhol na nossa escola e dos seus alunos.

Miguel de Unamuno, filósofo e escritor espanhol, nasceu em Bilbao, em 1864 e faleceu em Salamanca, em 1936. Estudou Filosofia e Letras, em Madrid e foi reitor da Universidade de Salamanca.
A obra Por tierras de Portugal y de España, publicada em 1911, apresenta-nos crónicas e impressões de viagem, relativas a paisagens físicas e humanas dos dois países ibéricos.
A primeira parte, referente a Portugal, foi a que esteve em destaque nesta sessão, uma vez que nos dá a visão de um estrangeiro sobre o país.
Muito interessante é constatar a atualidade das observações que nos apresenta, como se pode ver pelas passagens que se transcrevem:
"(...)para Portugal el sol no nace nunca: muere siempre en el mar que fue teatro de sus hazañas y cuna y sepulcro de sus glorias (…)Portugal parece la patria de los amores tristes y la de los grandes naufragios.”
“Esta enorme tristeza, este arraigado pesimismo, arranca de la falta de un elevado ideal colectivo, de uno de esos ideales que, unificando la vida de un hombre y la de un pueblo, les dan aquella personalidad sin la cual no es la vida, aun con riqueza, más que vaciedad y tristeza. Esse pesimismo arranca de apatía, una apatía que produce a las veces arranques de furia.”
"Dentro de unos días (...)celebrarán las fiestas de la restauración de su nacionalidad, de haber sacudido la soberanía de los Felipes de España. Al día siguiente volverán a hablar de bancarrota y de intervención extranjera. ¡Pobre Portugal!"


Mais um livro a descobrir...

Sem comentários: