domingo, 21 de março de 2010

Jograis ACANTO-TC

O grupo ACANTO-TC, através do seu grupo de Jograis, esteve presente na Mostra de Bibliotecas Escolares de Faro, no Fórum Algarve, ontem, às 19.30, com o seguinte programa:

1. Boa tarde - Anónimo
2. Issilva - Alexandre O 'Neill
3. Ai os homens - Anónimo
4. O Mostrengo - Fernando Pessoa
5. Velha Amendoeira - Teresa Rita Lopes

Aqui ficam as primeiras imagens:



terça-feira, 16 de março de 2010

Mostra de Bibliotecas de Faro no Fórum Algarve

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Faro, em parceria com a Direcção Regional de Educação do Algarve, o Fórum Algarve e a Biblioteca Municipal de Faro realiza, no próximo fim de semana, dias 20, 21 e 22 de Março, mais uma Mostra de Bibliotecas Escolares.
Considerando que o Dia Mundial da Poesia se celebra a 21 de Março, a Mostra subordinar-se-á a essa temática, celebrando poetas algarvios.
A nossa escola estará representada, pela participação da BESTC, enquanto membro do grupo de trabalho, e, também, pela apresentação do ACANTO-TC, através do seu grupo de Jograis, no sábado, às 19.30.
Com esta iniciativa, pretende-se divulgar a Rede de Bibliotecas sensibilizando a comunidade, em particular as famílias, para a importância que este programa desempenha na formação de leitores e na promoção de hábitos de leitura, no suporte às aprendizagens e no desenvolvimento de competências de informação.
Estão todos convidados a visitar-nos!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres vencedoras do Prémio Nobel da Literatura

Na vasta lista dos laureados com o Prémio Nobel da Literatura, apenas doze mulheres foram distinguidas, seis delas nas últimas duas décadas.
No Dia Internacional da Mulher, aqui deixamos a lista dessas escritoras.
Na BESTC, estão disponíveis, para quem estiver interessado, algumas das suas obras.

Mulheres NOBEL Literatura

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução, para 10 horas, de um horário de mais de 16 horas por dia. Estas operárias que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

PORQUÊ A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Para chamar a atenção para a mulher, para a sua dignidade e para o seu papel na sociedade, contestando e revendo preconceitos e limitações que lhe têm sido impostos.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Contos aos bocados


Nesta sexta-feira, a leitura partilhada levou à construção e à descoberta dos contos que foram apresentados aos participantes, na sessão que se realizou no Auditório.

quarta-feira, 3 de março de 2010

CEF no teatro com Gil Vicente



Hoje foi o dia de duas turmas CEF mostrarem o seu trabalho. Foi a oportunidade para a reportagem fotográfica da ida ao teatro, para fazer o balanço do estudo da obra e para debater aspectos desta obra vicentina.

Leitura itinerante

Mais uma actividade: no final da manhã de terça feira, a turma 10º1ª levou a leitura a todas as turmas em aula e a todos os espaços da escola.



Entre muitos outros, aqui fica um dos textos. Trata-se de um poema de Casimiro de Brito, poeta algarvio e antigo aluno da nossa escola.

Se o mundo não tivesse palavras
a palavra do mar, com toda a sua paixão,
bastava. Não lhe falta
nada: nem o enigma nem
a obsessão. Entregue ao seu ofício
de grande hospitaleiro
o mar é um animal que se refaz
em cada momento.
O amor também. Um mar
de poucas palavras.

Casimiro de Brito, Livro das Quedas

terça-feira, 2 de março de 2010

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ler na escola toda...



A primeira actividade já aí está:

Em todos os espaços da escola estão cerca de 90 textos para descobrir...

Aqui fica um deles:

Poema Adília Lopes

Semana da Leitura

A BESTC está a asinalar a Semana da Leitura 2010, com um conjunto de iniciativas que têm como principal objectivo mobilizar a comunidade educativa em torno da leitura, de modo a fomentar o interesse e o gosto pelos livros e pela leitura nas suas múltiplas formas.

Cartaz SL10