segunda-feira, 24 de maio de 2010

Clube de Leitura(s) - Lazarillo de Tormes



Aqui ficam algumas imagens da sessão do Clube de Leitura(s) sobre a obra Lazarilo de Tormes.

Recorde-se que a obra, de autor anónimo do séc. XVI, é considerada precursora da novela picaresca, por elementos como o realismo, a narração em primeira pessoa, a estrutura itinerante entre vários amos e a ideologia moralizante e pessimista – o eu usa sua memória para relatar factos que justificam a sua condição actual.
O texto relata, de um modo autobiográfico, a vida de Lázaro de Tormes desde a infância até à idade adulta: o seu nascimento dentro do rio Tormes (que banha Salamanca), a sua infância de menino pobre, praticamente indigente, órfão de pai, criado por uma mãe que decide deixá-lo aos cuidados de um cego, o seu primeiro amo e com o qual inciará a sua aprendizagem. Seguir-se-ão outros amos, como um clérigo e um escudeiro, entre outros.
A obra apresenta a transformação de Lazarillo em Lázaro, uma vez que quem nos conta a história não é o inocente Lazarillo e, sim, o vivido Lázaro já transformado e distanciado, tanto social como temporalmente do "puro" menino que nasce no rio Tormes sem perspectivas para o futuro.
O Lazarillo apresenta-se como um anti-herói, porque, ao contrário dos romances de cavalaria, constitui o derrube da heroicidade...

Sem comentários: